segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Recife sedia seminário sobre Mudanças Climáticas e Desastres no NE

Cartaz do Seminário

Nos dias 13 e 14 de outubro, será realizado no auditório do SENAI, no bairro de Santo Amaro, o seminário Mudanças Climáticas e Desastres no Nordeste: A experiência da sociedade civil e a resposta dos governos, que reunirá especialistas, lideranças dos movimentos populares urbanos e organizações não-governamentais de toda a região. A idéia é discutir a relação entre as mudanças climáticas ocorridas no mundo (e que vem tendo grande influência no Nordeste) e os desastres ocorridos, como enchentes e secas e o que vem sendo feito pelos agentes públicos para prevenir essa situação de risco e desastre.

O evento acontece para marcar o 13 de outubro, que é o Dia Internacional de Redução de Riscos de Desastres. A organização do Seminário em Pernambuco é da Oxfam GB, Centro Dom Helder Camara de Estudos e Ação Social (Cendhec), Diaconia e FASE e recebe o apoio da Save The Children, Unicef e Visão Mundial.

Painéis, debates, mesas redondas e discussões em grupos temáticos vão marcar o seminário. O primeiro painel será sobre Mudanças Climáticas e seus impactos no contexto brasileiro. Um dos destaques será discussão sobre a Justiça Climática no Brasil e o Plano Nacional de Mudanças Climáticas, com palestra de Maureen Santos, do Núcleo Nacional da Fase Brasil Sustentável. Também será apresentada informações sobre a Conferência de Mudanças Climáticas, que será realizada em Cancun (México), que será feito pelo representante da Oxfam Internacional, Márcio Pontual.
Na programação da tarde do primeiro dia, uma das discussões importantes será o tema dos Desastres e Emergências, enfatizando a experiência da sociedade civil e a resposta dos governos. Na oportunidade será apresentado vídeo sobre enchentes no Nordeste; Depoimento e reflexão de uma representante da Articulação das Mulheres da Mata Sul sobre a situação dos municípios que vivenciaram os desastres em junho; e a apresentação da experiência de monitoramento do plano de reconstrução em Alagoas.

Na programação do segundo dia, serão debatidas as Respostas às enchentes em Pernambuco (com a presença do tenente coronel Ivan Ramos, coordenador da Codecipe) e o desafio e os planos de reconstrução da Mata Sul (com palestra de representante do Governo de Pernambuco). Também terá discussão sobre os planos de contingência municipais com foco na criança e no adolescente, onde será apresentada experiência de atuação ocorrida durante as enchentes de Santa Catarina.

O encerramento do encontro se dará com o painel sobre Redes e Fóruns da Sociedade Civil; Agenda e compromissos com a Justiça Climática e a Redução de Riscos de Desastres no Nordeste. Na oportunidade, grupos de trabalho estarão discutindo propostas visando a maior  articipação da sociedade civil na melhoria da prevenção, resposta e reconstrução pós-desastres e as propostas para o governo na melhoria da prevenção, resposta e reconstrução.

Este seminário se reveste de maior importância. Além de coincidir com Dia Internacional de Redução de Riscos de Desastres, marca também quatro meses do desastre da Mata Sul em Pernambuco, cuja população ainda sofre com o processo de reconstrução. Além disso, faltam pouco mais de dois meses para o início da Conferencia de Mudanças Climáticas em Cancun no México, que discutirá entre outros temas o financiamento para a Adaptação à Mudança Climática nos países.

Vale destacar, que no Brasil ainda há pouco investimento, enfatizando especialmente:
  • Em programas adequados de preparação à população para desastres;
  • Em sistemas eficientes de meteorologia e alerta precoce à população;
  • Em obras de infra-estrutura e construção de moradias com materiais e design adequados à situação de enchentes, deslizamentos e ciclones;
  • Em equipamento, pessoal e treinamento adequado das defesas civis;
  • Em mecanismos de participação da sociedade civil nos sistemas de defesa civil
  • No estudo e elaboração de mapas de risco de desastres;
  • Na discussão e elaboração de uma proposta de educação para o desastre em escolas, universidades e nos centros de pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário