segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Evento marcou lançamento da Campanha pelos Bons Tratos em Salgueiro

Lançamento reuniu representantes de escolas de Salgueiro
O Centro Dom Helder Camara de Estudos e Ação Social (Cendhec) realizou na sexta-feira (29 de outubro), na escola Dom Malan, no município de Salgueiro, o lançamento da 7ª edição da Campanha pelos Bons Tratos de Crianças e Adolescentes. A campanha Bons Tratos: Plante essa ideia integra as ações do programa “Criança com todos os Seus Direitos”, promovido pela União Europeia e a ONG internacional Save The Children.

Na oportunidade a campanha foi apresentada para profissionais que atuam na área de educação de Salgueiro, incluindo integrantes da comunidade quilombola de Conceição das Crioulas.  Participaram do lançamento também o prefeito de Salgueiro, Marcones Libório de Sá, além de representantes da câmara de vereadores e dos conselhos tutelar e de direitos.


O prefeito de Salgueiro, Marcondes Lobório de Sá
destacou importância da iniciativa do Cendhec
No lançamento, os participantes receberam um kit, composto por um pôster e material multimídia, além da revista em quadrinhos A Árvore Sagrada, carro-chefe da campanha. A publicação que tem como personagem principal a menina Florisbela Sorriso, mascote da ação, que embarca junto com a sua família, em uma viagem pelo sertão pernambucano, conhecendo a realidade, por vezes dura, de muitas crianças da região – enquanto leva uma mensagem de paz e esperança.

Além disso, conheceram o hotsite da campanha (www.bonstratos.org.br) que apresenta diversas informações sobre a campanha, além de trazer materiais para divulgação, incluindo o videoclipe produzido a partir da música Beabá dos Bons Tratos, em ritmo de animado forró. Os materiais serão aplicados nas atividades em escolas e creches do município.


Mascote da Campanha, Florisbela Sorriso
marcou presença no lançamento em Salgueiro
PROJETO DE LEI

A proposta da campanha de 2010 é conscientizar a população sobre a importância da aprovação do Projeto de Lei encaminhado em julho/2010 pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, que proíbe o uso de castigos corporais ou de tratamento cruel ou degradante em crianças e adolescentes. Esse projeto reforça outro projeto de lei (nº 2654/03) de autoria da Deputada Federal Maria do Rosário (PT/RS), que está parado na Camara dos Deputados.

A Campanha Pelos Bons Tratos com Crianças e Adolescentes é desenvolvida desde 2004 pelo Cendhec. “É um convite para a sociedade refletir sobre a necessidade de se construir uma nova cultura, combatendo os maus-tratos a partir de mudanças culturais, sociais, políticas e econômicas, que chamem a responsabilidade de todas e todos para a promoção, garantia e defesa dos direitos das crianças e adolescentes”, destaca a coordenadora do Cendhec, Valeria Nepomuceno.

Conheça o hotsite da Campanha: www.bonstratos.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário