terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Por uma infância e adolescência sem racismo


UNICEF lança, em Pernambuco, Campanha Nacional contra o racismo. Mobilização reúne mais de 30 instituições parceiras pelo fim da desigualdade na vida de crianças e adolescentes. O Cendhec é parceiro da campanha.



O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) lançará em Pernambuco a sua Campanha Nacional “Por uma infância e adolescência sem racismo – Valorizar as diferenças na infância é cultivar igualdades". Iniciada no dia 29 de Novembro, em Brasília, a ação tem como objetivo alertar a sociedade sobre o impacto do racismo na vida de milhões de crianças e adolescentes brasileiros e promover iniciativas de redução das disparidades, aumentando a valorização da diversidade étnico-racial. 
O lançamento da campanha no estado acontecerá nesta sexta-feira (10 de Dezembro), às 10h, na sede da Ordem dos Advogados de Pernambuco (OAB/PE). A iniciativa reunirá mais de 30 instituições, cujas atividades são firmadas no combate às desigualdades raciais e sociais no estado, que discutirão ações e experiências para eliminar atitudes discriminatórias e colaborar para a afirmação das identidades das crianças e dos adolescentes indígenas, negros, ciganos, brancos e outros.
Na ocasião, farão parte da mesa o coordenador do UNICEF no estado, Salvador Soler, representantes do Ministério Público, Prefeitura do Recife, Ordem dos Advogados/PE, Governo do Estado de Pernambuco, Movimento Nacional de Direitos Humanos/PE, Articulação Negra de Pernambuco e Povo Indígena Xucuru. Cerca de 60 crianças e adolescentes também participarão do evento, tecendo seus pontos de vista sobre o racismo e as ações que podem ser realizadas para a garantia da igualdade entre todos.  Após as apresentações, a mesa será desfeita para uma coletiva de imprensa com os envolvidos na ação.
Vídeos e publicações
Para a primeira etapa da Campanha no estado, serão apresentadas também as peças institucionais. A iniciativa conta com a participação do ator e embaixador do UNICEF no Brasil, Lázaro Ramos, que gravou um filme de quatro minutos onde discute a situação das crianças negras e indígenas no Brasil. A produção tem ainda uma versão reduzida de 27 segundos, peças impressas e spots de rádio destinados gratuitamente aos canais de televisão e veículos que apoiarem a campanha. Será distribuído ainda um folheto institucional que propõe “Dez maneiras de contribuir para uma infância sem racismo”, com orientações sobre como identificar, evitar e combater atitudes e ações discriminatórias. A campanha terá duração de um ano e será acompanhada de um blog (http://www.infanciasemracismo.org.br)./
O papel da mídia pode ser marcante para o sucesso da mobilização desde a cobertura e veiculação das peças de campanha até a inserção qualificada da temática em suas pautas. Nessa perspectiva, os veículos de comunicação são convidados a se engajar como parceiros na Campanha.
A estratégia de mobilização contempla inicialmente os lançamentos estaduais das campanhas e, na sequência, um conjunto de ações articuladas ao longo do ano 2011 pelo UNICEF e parceiros. Já formalizaram parceria as seguintes instituições governamentais e não governamentais: Governo de Pernambuco/ CEPIR-PE e SEDSDH; Ministério Público; OAB; TJPE; Prefeituras de Recife (Secretaria de Saúde e de Educação), Jaboatão, Olinda e Camaragibe; Associação Quilombola de Conceição das Crioulas/Salgueiro; Quilombo Onze Negras/Cabo de Santo Agostinho; ONGs Aldeias Infantis, Associação Pé no Chão, Associação Tempo de Crescer (TCER), AUÇUBA, Casa de Passagem, CENDHEC, Centro Luiz Freire, Estação Cultura, GAJOP, Gestos - Soropositividade, Comunicação e Gênero, Grupo Indígena Xucurus/Pesqueira, Ilê Oxalá Talabi, Instituto PAPAI, Nação Xambá, Observatório Negro, SAVE THE CHILDREN, Uiala mukaji e VISÃO MUNDIAL; O Movimento Nacional de Direitos Humanos/PE; Via Design.

Texto produzido pela Assessoria de Comunicação do Unicef Recife.

Nenhum comentário:

Postar um comentário