quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Ipojuca sedia oficina para discussão de Plano Estadual contra o Trabalho Infantil

Continua nesta sexta-feira (25), o processo de discussão para a elaboração do Plano Estadual para Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção do Adolescente Trabalhador em Pernambuco. A partir das 9h, na sede do Nascedouro de Talentos, município de Ipojuca será realizada a segunda oficina de discussão do plano, reunindo conselheiros de direitos e tutelares, representantes de organizações da sociedade civil e de secretarias municipais de assistência social e educação de Ipojuca e municípios da Zona da Mata Sul e Região Metropolitana do Recife.
.
A primeira oficina aconteceu na última quarta-feira (23), no Juvenato Maria Auxiliadora, em Carpina. Na próxima terça-feira (1º de março), acontecerá a terceira oficina, em Garanhuns. Haverá também em março outras três oficinas: Salgueiro (14 de março), Petrolina (15 de março) e Caruaru (com data a ser definida). O seminário final para finalização do Plano será no Recife, no mês de abril.


Participantes na primeira Oficina do Plano Estadual, realizada em Carpina

Este é o primeiro plano que o Pernambuco vai elaborar visando especificamente o combate ao trabalho infantil e a proteção ao adolescente trabalhador no Estado. Para a elaboração desse plano estão sendo propostos como princípios básicos: a garantia da consideração da equidade e da diversidade; a promoção da articulação institucional quadripartite e o protagonismo juvenil.

O Plano Estadual contará com debates para discussão de propostas voltadas para 7 (sete) eixos estratégicos: Analise da Situação das diferentes formas de Trabalho Infantil; Fiscalização, Defesa e Responsabilização; Educação Pública e de Qualidade; Comunicação, Mobilização e Articulação; Promoção e fortalecimento da família na perspectiva da sua emancipação e inclusão social; Dotação Orçamentária para execução do Plano e Monitoramento e avaliação da execução do plano.

.
Confira a programação da oficina:
8h – Credenciamento
9h – Abertura
9h30 – Contextualização sobre o Trabalho Infantil em Pernambuco
10h – Orientações sobre as Atividades
10h10 – Atividades em Grupos – divisão por Eixos Estratégicos
12h – Intervalo para Almoço
13h30 – Continuação das Atividades em Grupos
14h – Plenária
16h30 – Aprovação das Minutas
17h – Encerramento

Programação das Oficinas
23 de Fevereiro – Carpina
25 de Fevereiro – Ipojuca
01 de Março – Garanhuns
14 de Março – Salgueiro
15 de Março – Petrolina
A definir data – Caruaru

Nenhum comentário:

Postar um comentário