sexta-feira, 10 de junho de 2011

Lançada a campanha Por um pernambuco sem Trabalho Infantil

Cartaz da campanha
Por um Pernambuco sem Trabalho Infantil

Foi lançada no dia 9 de junho, na sede do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA-PE), a campanha Por um Pernambuco sem Trabalho Infantil, realizada pelo Centro Dom Helder Camara de Estudos e Ação Social (Cendhec) e Fórum Estadual para Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em Pernambuco (FEPETIPE) e que recebe o apoio do CEDCA/PE e PETROBRAS.

A campanha tem como slogan “A Infância morre quando trabalha”. A proposta da campanha, criada pela empresa Zdizain Comunicação, busca chamar a atenção para a situação do trabalho infantil e tenta ser questionadora, provocante, e polêmica.

O lançamento da campanha ocorreu na coletiva de imprensa, que contou com a participação de Janaina Pedrosa (Cendhec), Mabel Carvalho (Fepetipe), Janine Miranda (Ministério Público do Trabalho), Paula Neves (Superintendência Regional do Trabalho e Emprego - SRTE) e Rosa Barros (Cedca-PE), que falaram sobre a importância da iniciativa para chamar a atenção da sociedade para a problemática. 

Janaina Pedrosa representou o Cendhec na Coletiva de Imprensa

Para essa campanha, estarão sendo produzidos diversos materiais, como panfletos, cartazes, banners, camisas e materiais de papelaria. Os materiais estarão sendo distribuídos para instituições governamentais e não-governamentais de todo o estado de Pernambuco.

SEMINÁRIO

Nesta segunda e terça-feira (13 e 14 de junho), será realizado na Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire), centro do Recife, o seminário para elaboração do Plano Estadual para Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção do Adolescente Trabalhador em Pernambuco. A expectativa é a participação de mais de 200 representantes de organizações governamentais e não-governamentais de todo o Estado de Pernambuco.

Este será o primeiro plano que o Pernambuco vai elaborar visando especificamente o combate ao trabalho infantil e a proteção ao adolescente trabalhador no Estado. Nesse processo, foram realizadas nos meses de fevereiro, março e abril deste ano, seis oficinas regionais (Carpina, Ipojuca, Garanhuns, Caruaru, Petrolina e Salgueiro), que reuniu mais de 350 representantes governamentais e não-governamentais de 90 municípios.

Para a elaboração desse plano estão sendo propostos como princípios básicos: a garantia da consideração da equidade e da diversidade; a promoção da articulação institucional quadripartite e o protagonismo juvenil.

O Plano Estadual conta com 7 (sete) eixos estratégicos de discussão: Analise da Situação das diferentes formas de Trabalho Infantil; Fiscalização, Defesa e Responsabilização; Educação Pública e de Qualidade; Comunicação, Mobilização e Articulação; Promoção e fortalecimento da família na perspectiva da sua emancipação e inclusão social; Dotação Orçamentária para execução do Plano e Monitoramento e avaliação da execução do plano. No seminário, serão definidas metas, ações, prazos, responsáveis e parceiros para cada eixo estratégico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário