sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Organizações parceiras da Misereor se reunem em Olinda

Tem início nesta segunda-feira (26 de setembro), o Seminário de Parceiros da organização católica alemã Misereor, que terá como tema A Questão Urbana no Nordeste: Desafios para garantia do Direito à Cidade. O encontro que acontecerá até o dia 28, será realizado no Convento das Doroteias, em Olinda e visa definir prioridades no desenvolvimento de sua política de cooperação voltadas para as organizações não-governamentais. O Cendhec é uma das organizações participantes do evento.

O Seminário tem como objetivos: favorecer que entidades que atuam nas questões urbanas, direito à cidade, segurança pública e violência urbana possam refletir conjuntamente as problemáticas e contribuir para Misereor definir a sua política de atuação nas questões urbanas, como de segurança pública e violência urbana. Participarão do Seminário organizações parceiras de Misereor que atuam nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia.

Este evento será uma continuação das discussões realizadas em 2010, em São Paulo, no seminário Segurança Pública e Questões Urbanas. O evento realizado na capital paulista tratou sobre os direitos humanos no Brasil, a estrutura de funcionamento e concepções de segurança pública e a visão da segurança pública como direito social. Também, houve apresentações de intervenções exitosas no enfrentamento da violência urbana por meio de ações do Estado com participação da sociedade civil.

A programação contará com painéis sobre Conflitos Fundiários e as Expressões da Violência nas Cidades; As Dimensões de Raça e Gênero como Expressões das Desigualdades nas Cidades; As Estratégias de Enfrentamento às Violências nas Cidades; e A Educação em Direitos Humanos como Estratégia Política e Formativa para Efetivação do Direito à Cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário