segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Vigília lembra um mês da rebelião ocorrida na unidade da Funase do Cabo de Santo Agostinho


Participantes levaram faixas de protesto para o ato
 
Na sexta-feira (10), foi realizada a 2ª Vigília em Defesa dos Direitos dos (as) Adolescentes e Jovens em Cumprimento de Medidas Socioeducativas em Pernambuco. Representantes de entidades ligadas aos direitos da criança e do adolescente foram às ruas do Centro do Recife, empunhando velas para lembrar um mês da rebelião que deixou três mortos e mais de dez feridos na unidade da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) do Cabo de Santo Agostinho.

A caminhada ocorreu no fim da tarde, com saída do Parque 13 de Maio indo até o Palácio do Campo das Princesas, onde foi realizada a vigília. Cerca de 50 pessoas participaram do ato, que foi organizado pelo Fórum Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pernambuco (Fórum DCA/PE) e reuniu representantes do Fórum de Medidas Socioeducativas, Ministério Público de Pernambuco, Associação dos Conselhos Tutelares e de instituições da Sociedade Civil. Representantes de mães de adolescentes e jovens internos estiveram presentes ao ato.

O objetivo foi lembrar que fazia um mês da rebelião e até agora as providências tomadas pelo governo do Estado foram insuficientes. "Afinal, não é adequado apenas reconstruir a Unidade do Cabo de Santo Agostinho. Ela tem que ser demolida, conforme sugeriu o Relatório do CNJ, pois não se encontra de acordo com os padrões do Sistema Nacional Sócio-Educativo - SINASE, que estabelece que cada Unidade deve ter, no máximo, 40 adolescentes/jovens ou 3 contíguas, com 30 internos cada, o que totalizaria 90. A superlotação das Unidades Sócio-Educativas, além de se constituir em um fator de violação de direitos, prejudica a realização de qualquer trabalho efetivo de sócio-educação", comenta o advogado do
programa Direitos da Criança e do Adolescente do Cendhec, Eduardo Paysan. Para mudar essa realidade, será realizara essa vigília no dia 10 de cada mês.

Além de Eduardo Paysan, o Cendhec participou da vigília, com a advogada do programa DCA, Manoela Souza.

A próxima vigília está marcada para o dia 10 de março.

Vigília aconteceu em frente ao Palácio do Campo das Princesas
 

2 comentários:

  1. Que esse grito seja ouvido e as vidas possam ser salvas. Basta! O Deus da vida quer vida!

    ResponderExcluir
  2. ACREDITO QUE TODAS ESSAS AÇÕES SÃO VALIDAS,DESDE QUE OBSERVEMOS COMO É FEITO O PROCESSO DE INCLUSÃO NÃO UNIDADES.AVALIO QUE O TERMO CUMPRIMENTO DE MEDIDA,JÁ É ENTENDIDO PELA POPULAÇÃO DE ADOLESECENTES E JOVENS COM UM PROCESSO PUNITIVO E MARGINAL.SE ESTAMOS PROPONDO AÇÕES SOCIOEDUCATIVAS O TERMO E AS AÇÕES DEVERIAM SER DESENVOLVIMENTO DE MEDIDAS E DESTE COM POLITICAS PÚBLICAS ESPECIFICAS DESDE O PROFISSIONAL QUE ATUA,INCLUINDO OS PROPRIOS ADOLESCENTES /JOVENS EM QUESTÃO.OBSERVEM SE NÃO TRATAMOS ESSE SISTEMA PARA JOVENS COMO SE FOSSE UM SISTEMA PRISIONAL PARA ADULTOS?REFLETIR PARA MUDAR DEMANDA TEMPO.ASSIM FOI COM A ESCRAVIDÃO NO BRASIL.

    ResponderExcluir