terça-feira, 29 de maio de 2012

Bodocó passa a contar com Plano pela Primeira Infância



Foi realizado no dia 25 de maio, no Centro de Convivência de Idosos – CCI, em Bodocó, o Seminário para a elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância. Participaram 116 representantes de instituições governamentais e não governamentais que aprovaram propostas para cinco eixos estratégicos de atuação: educação, saúde, assistência social, cultura e meio ambiente.

Participaram da abertura, o prefeito de Bodocó, Brivaldo Pereira Alves, o representante da Fundação Abrinq / Save the Children, Miguel Benjamim, além de representantes das secretarias municipais e da câmara de vereadores, além de crianças do próprio município. A Coordenadora Geral do Programa Criança com todos os seus Direitos, Polyanna Magalhães proferiu a palestra “A Importância da Primeira Infância e as Políticas de Atendimento Integral”, a qual fez uma ampla abordagem sobre a primeira infância.

Foram discutidos em grupos e depois na plenária os objetivos, ações e metas para o Plano Municipal pela Primeira Infância de Bodocó. Após as discussões, todos os eixos foram aprovados. Os trabalhos foram acompanhados pelo Centro Dom Helder Camara de Estudos e Ação Social (Cendhec), uma das organizações parceiras do programa Criança com todos os seus Direitos.

Miguel Benjamin externou a grande satisfação da Fundação Abrinq Save The Children em estar em Bodocó, destacando que o município é primeiro do Sertão do Araripe e o quinto no país, na construção do Plano pela Primeira Infância. “Este momento representa parte do processo de construção do Plano, não sua finalização. Todos estão de parabéns pela brilhante iniciativa”, destacou. 

Para José Ricardo Oliveira, educador social do Cendhec, o monitoramento e adequação do Plano deverão ser anuais. “O importante é que essa definição deve estar no corpo do Plano, elegendo o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Bodocó como órgão responsável por essa execução, juntamente com a Comissão”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário