terça-feira, 29 de maio de 2012

Caravana contra o trabalho Infantil percorre o interior pernambucano

Continua nesta terça-feira, a etapa de Pernambuco da Caravana do Nordeste contra o Trabalho Infantil, iniciativa do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e que em Pernambuco tem a coordenação do Fórum Estadual para Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Fepetipe). Com diversas ações e estratégias, a Caravana é uma mobilização para chamar a atenção da sociedade para a necessidade de enfrentamento do problema.

A atividade está acontecendo na sede da Autarquia de Ensino de Garanhuns – AESGA, Bairro São José. Neles, serão reunidos representantes dos governos Municipais, da Sociedade Civil, operadores de direitos da criança e do adolescente de todo o estado. Paralelamente aos seminários, estão sendo realizadas atividades educativas com crianças e adolescentes de programas sociais.

Amanhã (30 de maio), a Caravana estará passando pelo município de Goiana. As atividades estarão se iniciando a partir das 8h, no Cine Polyteama, que fica na Av Marechal Deodoro da Fonseca, s/n - Centro.Na quinta-feira, a Caravana chega ao Recife para ato que acontecerá na sede do Governo do Estado.

Nos dias dos eventos nas cidades, a Caravana contará com o apoio dos Correios na divulgação. É que os carteiros – literalmente – vestirão a camisa da campanha, reforçando o grande mote da Caranava, que é o combate ao trabalho infantil, junto à população.

SALGUEIRO

Mais de 200 pessoas, entre representantes de instituições públicas, privadas e da sociedade civil, participaram do evento, no auditório do Instituto Federal de Salgueiro, nesta segunda-feira.

Após a abertura dos trabalhos, houve palestra sobre o trabalho infantil e juvenil no tráfico de drogas. Em seguida, foi aberto espaço aos representantes dos municípios para que falassem dos maiores problemas enfrentados nas cidades. A maioria deles falou sobre a questão do trabalho em feiras livres e no comércio informal, como no caso do "picolezeiros".

Sobre o assunto, a auditora fiscal do Trabalho, Paula Neves, membro do Ministério do Trabalho e Emprego no Fepetipe, explicou como aconteceu as fiscalizações. Disse que no ano passado, mais de 50 cidades do interior foram fiscalizadas. Aproveitou a ocasião para alertar sobre a responsabilidade dos municípios no combate à prática.

Encerrando as atividades do dia, a Banda de Lata do Peti de Salgueiro se apresentou. Formada por grupo de crianças, a banda usa instrumentos feitos de material reciclado, confeccionado em aula por eles mesmos. A ideia é aliar a habilidade manual à música e à consciência ambiental.

(Texto com colaboração de Mariana Banja - Ascom MPT-PE) 
 

Um comentário:

  1. Bom se esta caravana passase em jaqueira - PE
    ampliem esta caravana para todo ano e não so nste periodo.

    ResponderExcluir