sexta-feira, 15 de junho de 2012

Diversas ações marcaram o Dia contra o Trabalho Infantil


Celebrado em 12 de junho, o Dia contra o Trabalho Infantil foi lembrado esta semana com a realização de várias ações. Foi um momento importante para reforçar a mobilização contra essa grave violação de direitos. Confira abaixo algumas das atividades realizadas:

CENDHEC INICIA NOVO PROJETO

Familiares e adolescentes conheceram o novo projeto do Cendhec

Na terça-feira (12), o Cendhec iniciou as atividades com o novo grupo de Adolescentes contra o Trabalho Infantil, desenvolvido através do projeto Do Trabalho Infantil à Participação, realizado com o patrocínio do Programa Desenvolvimento & Cidadania Petrobras. A atividade inaugural do projeto contou com a apresentação do grupo de 25 adolescentes, que estarão participando do projeto.

O projeto será desenvolvido até o primeiro semestre de 2014. Os adolescentes selecionados pelo Cendhec, com idade entre 13 e 16 anos, moradores e moradoras de comunidades de baixa renda da cidade do Recife, vão passar por um processo de formação sobre as temáticas dos Direitos Fundamentais de Crianças e Adolescentes, que inclui temas como História da Infância, Estatuto da Criança e do Adolescente, Atuação dos Conselhos de Direito e Tutelares, Violência Doméstica e Sexual e Exploração do Trabalho Infantil. Também vão participar de Oficinas sobre Comunicação.

A atividade de abertura do projeto contou ainda com uma apresentação de Ana Célia Gomes, que participou do grupo de adolescentes monitores e do grupo de educadoras trainees do Cendhec, que relatou a experiência em atuar no Cendhec. Hoje Ana Célia é formada em pedagogia.

FLASH MOB CONTRA O TRABALHO INFANTIL

Diversas instituições participaram do Flash Mob em Olinda
A Fundação Abrinq realizou também na terça-feira (12) um flash mob (mobilização rápida) pelo fim do trabalho infantil em diversas cidades. Em Pernambuco, a ação ocorreu em Olinda, nas imediações da Praça do Carmo. Participaram pelo Cendhec, José Ricardo Oliveira, Aryanne Vasconcelos, Telma Low, Lúcia Lacerda e Paulo Lago.

A manifestação buscou chamar a atenção da população para os prejuízos provenientes da utilização da mão de obra infantil Brasil Foram distribuídos panfletos e adesivos com mensagens de conscientização e sensibilização sobre a data.

AUDIÊNCIAS PÚBLICAS NO INTERIOR

Na quarta-feira (13), o Ministério Público do Trabalho de Pernambuco (MPT-PE) conduziu audiência pública sobre o trabalho infantil em Passira. O evento aconteceu na Câmara de Vereadores do município e reuniu representantes governamentais e não governamentais do município. O Cendhec participou do encontro através de Paulo Lago, que esteve representando o Fórum Estadual para Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em Pernambuco (Fepetipe).

A audiência teve o objetivo de discutir o trabalho infantil e a importância da escola na prevenção e erradicação da prática. Recentemente, em março deste ano, a ONG Associação Comunitária de Agrícolas Alto da Esperança foi alvo de críticas ao distribuir equipamentos e uniformes para crianças que trabalhavam como carregadores na feira. A atividade faz parte da lista de Trabalho Infantil Perigoso, de acordo com o Decreto de nº 6481/2008. Na audiência, a prefeitura do município informou que já foram tomadas as providências para a retirada das crianças do trabalho na Feira e o encaminhamento para ações sociais.

Ao final da audiência, a procuradora do trabalho Jailda Pinto fez diversos encaminhamentos e prometeu que no dia 13 de junho de 2013, estará retornando a Passira para ver os resultados das ações no município para prevenir e erradicar o trabalho infantil.

Além de Passira, o MPT-PE realizou audiências públicas sobre trabalho infantil em Araripina e Ouricuri. No dia 19 de junho, haverá audiência sobre o tema em Caruaru.

Nenhum comentário:

Postar um comentário