quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Iniciado o curso de extensão Escola e Comunidade do projeto É de Direito

Momento do Curso Escola e Comunidade realizado em Peixinhos

Tiveram início as aulas do Curso de Extensão "Escola e Comunidade: Prevenção da Violência e Promoção da Cultura de Paz", que integra as ações do Projeto "É de Direito: Proteção e Justiça para crianças, adolescentes e jovens". Essa atividade está sendo executada em uma parceria do Centro Dom Helder Camara de Estudos e Ação Social (Cendhec), Fundação Abrinq Save The Children, Escola de Conselhos da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Secretaria Estadual de Educação e Tribunal de Justiça de Pernambuco (através do Programa Escola Legal), com financiamento da União Europeia.

Participam do Curso de Extensão, integrantes dos núcleos de Prevenção da Violência e Promoção da Cultura de Paz, das comunidades de Peixinhos, Santo Amaro e Jaboatão dos Guararapes. O curso foi iniciado cumprindo o seguinte calendário: 11/08/12 (Peixinhos); 18/08/12 (Santo Amaro); 25/08/12 (Jaboatão dos Guararapes).

O Projeto prevê o estímulo à implementação de alternativas à internação, tanto apoiando o que o Judiciário tem feito na criação de práticas restaurativas, como preparando a comunidade para apoiar essas práticas, no acompanhamento dos adolescentes. O conteúdo do curso traz temas sobre: história da infância; escola e cultura de paz; prática restaurativa e mediação de conflitos no espaço escolar; escola e violência; escola, família e comunidade; e escola: lugar de viver as diferenças.

SOBRE O PROJETO

O projeto É de Direito tem como principal objetivo reduzir todas as formas de violência e de violação de direitos no que se refere a crianças e adolescentes atendidos em instituições de atendimento e justiça na Região Metropolitana do Recife - Pernambuco, com destaque para a prevenção à estigmatização, à institucionalização desse público e a potencialização de sua participação política, enquanto sujeitos de direitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário