sexta-feira, 8 de março de 2013

Seminário discute participação juvenil contra violência sexual nos preparativos da Copa

Na próxima segunda e terça-feira (11 e 12 de março), será realizado o Seminário Adolescentes e Jovens Conectados por uma Copa sem Violência Sexual, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. O evento terá como objetivo reunir 300 adolescentes e jovens de todo Brasil para discutir participação juvenil no enfrentamento à violência sexual nos preparativos da Copa das Confederações e do Mundo (2013/14).

A programação conta com mesas, socialização de experiências educativas produzidas por adolescentes e jovens no enfrentamento à violência e atividades culturais. Também contará com dois lançamentos: o primeiro é a cartilha "Participação e Protagonismo de Adolescentes e Jovens nas Práticas Institucionais", elaborada pelo Grupo de Pesquisa sobre Tráfico de Pessoas, Violência e Exploração Sexual contra Mulheres, Crianças e Adolescentes -  Violes, da Universidade de Brasília (UnB). O segundo é o edital destinado para projetos elaborados por jovens da Childhood, que prevê 40 mil reais para execução.

O Seminário Adolescentes e Jovens Conectados por uma Copa sem Violência Sexual faz parte das atividades da Campanha Aliança Nacional de Adolescentes Conectados por uma Copa sem Violência Sexual – Campanha ANA, que atua na rede virtual desde agosto de 2012, com objetivo de fortalecer o protagonismo de adolescentes no enfrentamento à violência sexual, marcando papel deles como sujeitos ativos nesse processo. O nome da Campanha, ANA, batiza um personagem que movimenta as ações virtuais, uma adolescente de 12 anos, estudante de escola pública, moradora de São Lourenço da Mata (município onde está sendo construído o estádio que acontecerão os jogos da Copa em Pernambuco).

O evento é uma realização da Rede Ecpat Brasil, Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes; tem como apoiador, a Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) e o Coletivo Mulher Vida; como parceiros Violes – Grupo de Pesquisa sobre Tráfico de Pessoas, Violência e Exploração Sexual de Mulheres, Crianças e Adolescentes da Universidade de Brasília (UnB); Canal Futura, SaferNet; Rede de Combate à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes de Pernambuco,  Childhood, Visão Mundial e Unicef.

Serviço:
O quê: Seminário Adolescentes e Jovens Conectados por uma Copa sem Violência Sexual
Quando: 11 e 12 de março
Onde? Centro de Convenções de Pernambuco, Olinda.-
Mais informações: www.ana.movimento.blogspot.com.br
Links:
Twitter: @campanhaana
Facebook: Campanha Ana (perfil) / ANA – Aliança Nacional de Adolescentes (fanpage)
Blog: anamovimento.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário