sexta-feira, 23 de maio de 2014

CENDHEC toma posse no Conselho da Cidade do Recife

Tomou posse na tarde do dia 19 de maio, na Prefeitura da Cidade do Recife, o primeiro mandato do Conselho da Cidade do Recife. O Conselho é uma reivindicação histórica dos atores que militam no campo do direito à cidade e à reforma urbana, julgando que este espaço deve ser a instância de integração da política urbana e os diversos sujeitos que atuam.

A criação do Conselho já havia sido deliberado na 4ª Conferência da Cidade do Recife e foi reiterada na 5ª Conferência ocorrida no ano passado. Nesta última Conferência, se instituiu uma Comissão com 45 membros que ficaram responsáveis por redigir o projeto de lei que foi encaminhado para a Câmara.

O Centro Dom Helder Camara de Estudos e Ação Social (CENDHEC) fez parte dessa Comissão, que se converteu no 1º mandato do Conselho até que ocorra a próxima Conferência.

O Projeto de Lei, no entanto, por tensões internas na Comissão e tomadas de decisão da gestão municipal, acabou não correspondendo às deliberações da Conferência, principalmente no que diz respeito à composição do Conselho e à extinção do Conselho de Desenvolvimento Urbana e a incorporação de suas atribuições em uma Câmara Temática do ConCidade. Isso porque, a Prefeitura pautou a ampliação do número de empresários (de 4 para 6 membros) e a fusão de segmentos (de movimentos sociais e sindicatos – com redução de 3 vagas – e de entidades acadêmicas, profissionais e de pesquisa com ONG’s – com acréscimo de 1 vaga).


A primeira reunião do Conselho ficou agendada para o dia 10 de junho e a primeira tarefa será a votação do regimento interno. Entretanto, o desafio de democratizar a gestão da cidade e a construir enquanto direito é longo e se espera que o Conselho da Cidade dê uma importante contribuição nesse processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário