sexta-feira, 22 de maio de 2015

Cendhec participa do julgamento referente aos adolescentes torturados e mortos no carnaval de 2006

Após nove anos, quatros dos oitos PMs acusados de obrigar 17 adolescentes a pularem   no Rio Capibaribe, provocando a morte de dois por afogamento, estão sendo julgados no Fórum Rodolfo Aureliano, localizado no bairro de João Bezerra. O julgamento deu início na manhã do dia 20 de maio e teve seu término no dia seguinte, 21 de maio, com a decisão do júri popular.

Foi no carnaval de 2006 que 17 adolescentes foram torturados por policiais militares do Estado de Pernambuco. Eles estavam próximo ao Cais de     Santa Rita seguindo para o Marco Zero, onde assistiriam a um show. Logo após foram abordados pelos PMs, em seguida colocados nas viaturas. Os policiais seguiram com os adolescentes até a Ponte Joaquim Cardoso, lá foram torturados e obrigados a pularem no Rio Capibaribe, colocando todos em situação de risco, vindo a ocasionar o afogamento e morte de dois adolescentes que não sabiam nadar.

Imagem: Diário de Pernambuco


Durante o caso, o Centro Dom Helder Camara de Estudos e Ação Social (Cendhec) esteve atuando no processo  representando as famílias das vítimas como assistente de acusação do Ministério Público de Pernambuco (MP/PE), o Cendhec se faz presente no julgamento dos quatro acusados. Os outros quatros PMs, que constam como agressores, irão a julgamento em data posterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário